Os fóruns de Conselhos Escolares precisam ocorrer de forma híbrida – tanto presencial quanto virtual – e em diferentes níveis: escola, município, estado e nação. É essencial que esses fóruns estejam interligados e funcionem de maneira contínua, garantindo uma ampla participação e maior precisão nas informações coletadas. Dessa forma, é possível identificar necessidades em comum, promover a troca de experiências e alinhar práticas educacionais em todo o sistema, fortalecendo a gestão democrática e a qualidade da educação.
Na Escola: Os fóruns escolares devem reunir conselheiros e a comunidade para discutir questões específicas da gestão e das demandas da escola. É o espaço para propor melhorias, resolver problemas locais e promover a participação direta da comunidade.
Município: Em nível municipal, os fóruns reúnem conselheiros de diversas escolas, gestores e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Esse fórum permite a troca de experiências e a discussão de políticas educacionais que afetam várias escolas, promovendo a articulação e a construção de estratégias comuns para enfrentar desafios locais.
Estado: Os fóruns estaduais conectam representantes dos Conselhos Municipais e Conselhos Escolares de diferentes regiões, permitindo a discussão de políticas estaduais, alinhamento das práticas e a identificação de desafios que precisam ser tratados em uma perspectiva mais ampla.
Nação: O fórum nacional reúne conselheiros de diversas partes do país, junto a representantes de órgãos federais de educação, especialistas e formuladores de políticas públicas. Esse nível busca criar uma visão unificada para a educação, promover a troca de boas práticas e influenciar as políticas educacionais nacionais.
Para que esses fóruns sejam efetivos, é fundamental que haja uma ligação e continuidade entre os diferentes níveis, garantindo que as decisões e as boas práticas sejam compartilhadas e implementadas em todas as esferas. A articulação contínua permite que as demandas locais possam ser levadas a instâncias superiores e que as políticas nacionais sejam adaptadas às realidades regionais, promovendo uma gestão democrática e integradora em toda a educação pública.
No Rio, já estabelecemos uma estrutura virtual em nível estadual, e agora estamos nos preparando para lançá-la e implementá-la nos municípios e nas unidades escolares em 2025. Utilizando ferramentas gratuitas e reconhecidas no mercado tecnológico facilitando o acesso e a participação de todos.
No espaço físico e virtual em vários níveis.
Os fóruns de Conselhos Escolares precisam ocorrer de forma híbrida – tanto presencial quanto virtual – e em diferentes níveis: escola, município, estado e nação. É essencial que esses fóruns estejam interligados e funcionem de maneira contínua, garantindo uma ampla participação e maior precisão nas informações coletadas. Dessa forma, é possível identificar necessidades em comum, promover a troca de experiências e alinhar práticas educacionais em todo o sistema, fortalecendo a gestão democrática e a qualidade da educação.
Na Escola: Os fóruns escolares devem reunir conselheiros e a comunidade para discutir questões específicas da gestão e das demandas da escola. É o espaço para propor melhorias, resolver problemas locais e promover a participação direta da comunidade.
Município: Em nível municipal, os fóruns reúnem conselheiros de diversas escolas, gestores e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Esse fórum permite a troca de experiências e a discussão de políticas educacionais que afetam várias escolas, promovendo a articulação e a construção de estratégias comuns para enfrentar desafios locais.
Estado: Os fóruns estaduais conectam representantes dos Conselhos Municipais e Conselhos Escolares de diferentes regiões, permitindo a discussão de políticas estaduais, alinhamento das práticas e a identificação de desafios que precisam ser tratados em uma perspectiva mais ampla.
Nação: O fórum nacional reúne conselheiros de diversas partes do país, junto a representantes de órgãos federais de educação, especialistas e formuladores de políticas públicas. Esse nível busca criar uma visão unificada para a educação, promover a troca de boas práticas e influenciar as políticas educacionais nacionais.
Para que esses fóruns sejam efetivos, é fundamental que haja uma ligação e continuidade entre os diferentes níveis, garantindo que as decisões e as boas práticas sejam compartilhadas e implementadas em todas as esferas. A articulação contínua permite que as demandas locais possam ser levadas a instâncias superiores e que as políticas nacionais sejam adaptadas às realidades regionais, promovendo uma gestão democrática e integradora em toda a educação pública.
No Rio, já estabelecemos uma estrutura virtual em nível estadual, e agora estamos nos preparando para lançá-la e implementá-la nos municípios e nas unidades escolares em 2025. Utilizando ferramentas gratuitas e reconhecidas no mercado tecnológico facilitando o acesso e a participação de todos.